Vinhos

Ninguém é obrigado a harmonizar alimentos e vinhos, coma a pizza que quiser com o vinho que lhe couber.
Falando em pizza, a massa é seu principal alicerce, o italiano Luigi dedica muito tempo ao seu contínuo aperfeiçoamento .Hojea sua massa precisa de mais de 48 horas para crescer e ficar perfeita, com crocância, umidade e textura no nível de sua exigência.
Então, depois de tanto trabalho, vale a pena tentar combinar a pizza do La Fornacella, com os vinhos. Porque a ideia de harmonizar vinhos e pizzas serve apenas para que se aproveite os aromas e o paladar de ambos, sem que um roube o sabor do outro.
No mais, é o prazer de uma pizza maravilhosa, com um belo vinho espumante, ou um branco ou um tinto. Dê uma olhada na nossa pequena carta de vinhos, selecionei como se eu fosse beber!

Saúde - Por Paulo Kunzler

Espumantes - Brasil

BRUT ROSÉ 187 ml, Adolfo Lona

Melhor brut rosé do Brasil. Elaborado pelo método Charmat, com vinhos-base Pinot Noir e Chardonnay. Tomada de espuma e maturação em 6 meses, açucares totais 8%. A predominância do blanc de noir proporciona uma estrutura maior e permite a harmonização com praticamente todas as entradas, massas e pizzas, exceto com as doces.

NATURE 750 ml, Adolfo Lona

Melhor Nature brasileiro. Elaborado pelo método Champenoise com vinhos-base das castas Pinot Noir, Chardonnay e uma pequena parcela de Merlot. 10% do vinho-base de Chardonnay estagia em barricas de carvalho francês. Tomada de espuma e maturação ultrapassam 18 meses, açucares totais 0%. Seu equilíbrio e delicadeza combinam muito bem com a focaccia bianca e pede entradas, massas e pizzas de vigor médio ou leves, não harmoniza com doces.

 

Brancos - Chile

Vale Central

SAUVIGNON BLANC CLASSICO 750 ml, Viña Los Vascos & Barons Philippe Rothschild

Elaborado com 100% da casta Sauvignon Blanc, não passa por barricas, aroma bastante frutado, lembra pêssego e maracujá. É refrescante, com acidez marcante e agradável, combina bem com as entradas e pizzas leves.

Bento Gonçalves

DÁDIVAS CHARDONNAY 750 ml, Lídio Carraro / Vale dos Vinhedos

Um maravilhoso chardonnay. Bastante premiado, equilibradíssimo, aroma mineral, com acidez e frescor bastante agradáveis, não passa por barricas, mantendo assim todas suas características naturais provenientes da fermentação. Vale a pena conhecer. Harmoniza com entradas e pizzas leves.

 

Tintos - Argentina

Mendoza

ARGENTO MALBEC 750 ml, Argento Wine

Vinho jovem que estagia 6 meses em barricas, tem médio corpo, ou seja, com mediana acidez e adstringência, harmoniza com pizzas de médio vigor.

ALAMOS MALBEC 750 ml, Catena

100% Malbec com estágio de 9 meses em barricas vigorosas de carvalho, é um vinho encorpado, com acidez e adstringência marcantes, harmoniza com pizzas vigorosas.

 

Tintos - Brasil

Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves – RS

AGNUS CABERNET SAUVIGNON 750 ml Lídio Carraro

Vinícola caracterizada pela não utilização de barricas, mantendo sempre os aromas secundários sem interferência da madeira, bastante equilibrado e maduro, fácil de beber, um belo custo benefício. Harmoniza com entradas e pizzas de médio vigor.

Campos de Herciliópolis - Água Doce - SC

INNOMINABILLE LOTE IV 750 ml, Villaggio Grando

Um vinho único e especial. Elaborado a partir de vinhos de 7 castas, são elas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Malbec, Pinot Noir, Petit Verdot e Marselan. E, com o assemblage de 5 safras: 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008, estagia 9 meses em barricas de carvalho francês, é um vinho estruturado, maduro, incrivelmente equilibrado, harmoniza com calzones e pizzas de vigor médio ou forte.

 

Tintos - Chile

Vale de Apalta

APALTA CARMÉNÈRE 750 ml, Viña San Jose de Apalta

Monovarietal, 70% estagia em barricas de carvalho francês. Depois de 12 meses é feita a mescla com os 30% que estagiaram em tanques de inox. É um vinho com aroma tipicamente vegetal, taninos marcantes e discreta acidez, combina com pizzas de vigor médio.

APALTA CABERNET SAUVIGNON 750 ml, Viña San Jose de Apalta

Elaborado apenas com a rainha das uvas, 15% estagia em barricas de carvalho francês. Depois de 12 meses é feita a mistura com os 85% que estagiaram em tanques de inox. Um vinho jovem, com aroma que lembra madeira e café, taninos marcantes e média acidez, combina com pizzas de vigor médio.

Vale de Colchágua

VEO GRANDE CAB. SAUVIGNON /  SYRAH 750 ml, Errazurriz Ovalle

60% Cabernet Sauvignon e 40% de Syrah. É um vinho encorpado que estagia 8 meses em barris de carvalho. Combina bem com massas e pizzas de vigor médio e fortes, com Calzone de linguiça toscana vira casamento.

LOS VASCOS GR. RES. 750 ml, Viña Los Vascos & Barons Philippe Rothschild

Uma fera elaborada a partir do assemblage de quatro grandes vinhos das castas: Cabernet Sauvignon, Carménère, Syrah e Malbec. A secular Viña Los Vascos ficou tão famosa que em 1988 foi adquirida por Barons Philippe Rothschild. Não é pra qualquer um, prove!!! Potência!!!

 

Tintos - Portugal

Douro

QPA ALMA 750 ml, Quinta da Pedra Alta

Vinho fácil de beber, ótimo custo benefício, elaborado a partir de uvas oriundas do Douro, com predominância da Touriga Nacional, não passa por barrica. Harmoniza bem com pizzas e entradas de sabor leve ou médio. Puro custo benefício!!!

Lisboa

CONFIDENCIAL 750 ml, Casa Santos Lima

Elaborado a partir de uma dezena de uvas típicas da região, este vinho estagia 10 meses em barricas de carvalho, é um ótimo custo benefício, pois vale mais do que custa, ligeiramente encorpado, harmoniza bem com pizzas de médio vigor e leves.

Alentejo

E.A. 750 ml, Fundação Eugênio de Almeida

Elaborado a partir das castas Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet e Castelão. Fruto da vinícola mais famosa do Alentejo, não estagia em barricas de carvalho, é um vinho de médio corpo, com ligeira adstringência.

Douro

QPA COLHEITA 750 ml, Quinta da Pedra Alta

Elaborado a partir de quatro clássicas viníferas: Tinta Roriz 30%, Touriga Nacional 20%, Tinta Barroca 20% e Touriga Franca 20%, este vinho estagia 6 meses em barricas de carvalho, é um vinho entre vigor médio e encorpado, vale bem mais do que custa, esta antiga vinícola é a nova sensação em Portugal. Harmoniza bem com pizzas, bruschettas e calzones de vigor médio ou fortes. Prove!!!

 

Tintos - Espanha

Valdepeñas

PATA NEGRA 750 ml, Tempranillo / Cabernet Sauvignon. Bodega Los Lianos

Elaborado com Tempranillo 80% e Cabernet Sauvignon 20%, é um vinho que passa 6 meses em barricas de carvalho francesas e americanas. Adstringência e acidez equilibradas. Casa bem com pizzas e entradas de vigor médio e forte.

PATA NEGRA GRAN RESERVA 750 ml, Bodega Los Lianos

Elaborado predominantemente com a Tempranillo, é um vinho maduro e complexo, 18 meses de barricas e 5 anos de evolução na própria garrafa tornou-o bastante aveludado. Casa bem com pizzas e entradas de vigor médio e forte.

 

Tintos - Itália

Puglia

PAIARA 750 ml, Bodegas Paiara

Negroamaro 70%, Cabernet Sauvignon 30%, sem passagem por barricas de carvalho, vinho leve, ideal para acompanhar pizzas leves como a Margherita.

Sicilia

CORVO 750 ml, Duca Di Salaparuta

Nero d’Avola 70%, Parricone 15% e Nerello Mascalese 15%. Tradicional vinho Siciliano, médio corpo, vai muito bem com a pizza Parmegiana

Toscana

CHIANTI 750 ml, Cecchi

Sangiovese com um toque de Canaiolo é o assemblage deste tradicional Chianti Italiano, sem passagem por barricas, permite reconhecer o aroma típico da consagrada Sangiovese, maturação rápida. É leve, portanto, pizzas leves.

Piemonte - Alba

BARBERA D’ ALBA SOVRANA 750 ml, Beni di Batasiolo

Elaborado com a casta autóctone das colinas de Langhe, este Barbera amadurece em barris de carvalho durante 15 meses, mais 12 na garrafa. Complexo, encorpado e maduro. É um belo exemplo de um vinho em seu estágio ideal. Robusto, harmoniza com alimentos vigorosos.

 

Taças

Apalta Carménère

Apalta Cabernet Sauvignon

Sauvignon Blanc

QPA ALMA

Ferreira Porto Tawny Portugal